No budismo existe a crença em diversos mundos e planos de existência, que bem ao jeito das concepções modernas de Paraíso e Inferno cristãos, podem ser considerados como estados de espírito e consciência.
O plano mais elevado é chamado o "Reino dos Deuses", equiparada ao Paraíso, onde, fruto de um karma excelente, somos deleitados com uma vida verdadeiramente beatífica.
Um sonho de luxo epicurista e sensualista, sem os fardos da dor nem do sofrimento... até que a decadência conquista a face do prazer.
Aí, estigmatizado pela sua condição mortal e perante a repulsa dos outros deuses, também eles ignorantes e predestinados ao tormento, jaz o deus só no seu sofrimento moribundo. Condenado pela sua felicidade à agonia inesperada do abandono e da morte.
Uma boa analogia à forma como muitos de nós vivemos as nossas vidas não?
Como deuses... até que a morte bate à porta, e somos mendigos indigentes.
Se tiveres curiosidade em aprofundar estas alegorias, visita Budismo Tibetano .
Espero que esta pequena incursão pela filosofia oriental tenha sido do teu interesse...
Beijinhos e abraços,
Jeust
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
No Budismo nem temos que nos preocupar com nada... depois de esticarmos o pernil deixamos de estar numa Eternidade com direito a ser indivíduos, criaturas pessoais, somos, por assim dizer, absorvidos, como se fossemos pentelhos da Divindade que ao seu corpo etéreo regressassem!
Prefiro qualquer Inferno onde me mortifiquem o corpo e a alma - esforcei-me como o caralho para ser o filho da mãe que sou! Não pretendo ser privado dessa glória... :)
Abraço!
A filosofia Budista é muito interessante, eles levam uma vida de dedicaçao e trabalho para atingir o seu Reino dos Deuses, e há que respeitar isso, eu ca acho que temos que aproveitar a vida...
abraço
hehehe klatuu... Tu no budismo se quiseres podes permanecer normalzinho , não tens de te fundir com nada... isto é à escolha do freguês! :p
Abraços maluco
Ricky no budismo o objectivo principal não é chegar ao reino dos Deuses, mas sair da roda dentada de nascimentos e mortes consecutivas... Ser capaz de decidir o nosso percurso existencial, sem ser obrigado a reencarnar outra vez.
Mas o reino dos deuses é muito apetecível... lá isso é :p
Um grande abraço :)
Diz lá que já não vieste aqui e pensaste: "pah, aquela horrorosa!, aquela monstra nem um comentáriozinho pequenino me deixa?!..."
Pois é, tens razão mas eu sou assim: ruim, que queres?
Ando sem cabeça para isto, já deves ter reparado...
E, por muito que adimire o respeito que essa filosofia demonstra por todos os seres vivos, não consigo deixar de pensar (não sou eu -é aquele meu neuróniozinho irritante e sádico-) que alguns animaizinhos -ditos racionais nao o merecem.
Quanto ao resto... reinos dos deuses e tal... sabes que tenho uma preferência especial pelo inferno, não é?
(Ando-me a esforçar para isso, pelo menos :P)
Beijinho, doido*
"pah, aquela horrorosa!, aquela monstra nem um comentáriozinho pequenino me deixa?!..."
Não pensei isso por acaso... eu sei que andas ocupada e sem cabeça para estas trivialidades...
mas sempre um prazer ver-te por aqui :)
E, por muito que adimire o respeito que essa filosofia demonstra por todos os seres vivos, não consigo deixar de pensar (não sou eu -é aquele meu neuróniozinho irritante e sádico-) que alguns animaizinhos -ditos racionais nao o merecem.
e não merecem mesmo... e no fundo quem merece? lol
Eu também adoro o inferno... bem quentinho... :p
Beijinho grande...
CLARO que ele tinha de falar no calor!
És TÃO previsível :P
Eheheheh
Beijinho, maluco*
Para quando post novo?
Estou à espera há um tempão, caraças!:)
Deixa de ser preguiçoso...
:))) Looool
Beijinhos
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos"
@frankie
às vezes... :p
Beijinho grande
@andorinha
está a surgir... está a surgir... o tempo é que escasseia por estes lados infelizmente. Mas vai surgir dentro em breve... Não te preocupes...
Beijinho grande
@Verônica Martinelli
E só uma alma de grande sensibilidade para o notar... :)
Beijinho
Enviar um comentário