Refracções: O reino dos deuses...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O reino dos deuses...

No budismo existe a crença em diversos mundos e planos de existência, que bem ao jeito das concepções modernas de Paraíso e Inferno cristãos, podem ser considerados como estados de espírito e consciência.

O plano mais elevado é chamado o "Reino dos Deuses", equiparada ao Paraíso, onde, fruto de um karma excelente, somos deleitados com uma vida verdadeiramente beatífica.

Um sonho de luxo epicurista e sensualista, sem os fardos da dor nem do sofrimento... até que a decadência conquista a face do prazer.

Aí, estigmatizado pela sua condição mortal e perante a repulsa dos outros deuses, também eles ignorantes e predestinados ao tormento, jaz o deus só no seu sofrimento moribundo. Condenado pela sua felicidade à agonia inesperada do abandono e da morte.

Uma boa analogia à forma como muitos de nós vivemos as nossas vidas não?

Como deuses... até que a morte bate à porta, e somos mendigos indigentes.


Se tiveres curiosidade em aprofundar estas alegorias, visita Budismo Tibetano .

Espero que esta pequena incursão pela filosofia oriental tenha sido do teu interesse...

Beijinhos e abraços,

Jeust

9 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

No Budismo nem temos que nos preocupar com nada... depois de esticarmos o pernil deixamos de estar numa Eternidade com direito a ser indivíduos, criaturas pessoais, somos, por assim dizer, absorvidos, como se fossemos pentelhos da Divindade que ao seu corpo etéreo regressassem!

Prefiro qualquer Inferno onde me mortifiquem o corpo e a alma - esforcei-me como o caralho para ser o filho da mãe que sou! Não pretendo ser privado dessa glória... :)

Abraço!

Ricky Malfoy disse...

A filosofia Budista é muito interessante, eles levam uma vida de dedicaçao e trabalho para atingir o seu Reino dos Deuses, e há que respeitar isso, eu ca acho que temos que aproveitar a vida...

abraço

Jeust disse...

hehehe klatuu... Tu no budismo se quiseres podes permanecer normalzinho , não tens de te fundir com nada... isto é à escolha do freguês! :p

Abraços maluco

Ricky no budismo o objectivo principal não é chegar ao reino dos Deuses, mas sair da roda dentada de nascimentos e mortes consecutivas... Ser capaz de decidir o nosso percurso existencial, sem ser obrigado a reencarnar outra vez.

Mas o reino dos deuses é muito apetecível... lá isso é :p

Um grande abraço :)

Frankie disse...

Diz lá que já não vieste aqui e pensaste: "pah, aquela horrorosa!, aquela monstra nem um comentáriozinho pequenino me deixa?!..."

Pois é, tens razão mas eu sou assim: ruim, que queres?

Ando sem cabeça para isto, já deves ter reparado...

E, por muito que adimire o respeito que essa filosofia demonstra por todos os seres vivos, não consigo deixar de pensar (não sou eu -é aquele meu neuróniozinho irritante e sádico-) que alguns animaizinhos -ditos racionais nao o merecem.

Quanto ao resto... reinos dos deuses e tal... sabes que tenho uma preferência especial pelo inferno, não é?

(Ando-me a esforçar para isso, pelo menos :P)

Beijinho, doido*

Jeust disse...

"pah, aquela horrorosa!, aquela monstra nem um comentáriozinho pequenino me deixa?!..."

Não pensei isso por acaso... eu sei que andas ocupada e sem cabeça para estas trivialidades...

mas sempre um prazer ver-te por aqui :)

E, por muito que adimire o respeito que essa filosofia demonstra por todos os seres vivos, não consigo deixar de pensar (não sou eu -é aquele meu neuróniozinho irritante e sádico-) que alguns animaizinhos -ditos racionais nao o merecem.

e não merecem mesmo... e no fundo quem merece? lol

Eu também adoro o inferno... bem quentinho... :p

Beijinho grande...

Frankie disse...

CLARO que ele tinha de falar no calor!

És TÃO previsível :P

Eheheheh

Beijinho, maluco*

andorinha disse...

Para quando post novo?
Estou à espera há um tempão, caraças!:)
Deixa de ser preguiçoso...
:))) Looool

Beijinhos

Anónimo disse...

"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos"

Jeust disse...

@frankie

às vezes... :p

Beijinho grande

@andorinha

está a surgir... está a surgir... o tempo é que escasseia por estes lados infelizmente. Mas vai surgir dentro em breve... Não te preocupes...

Beijinho grande

@Verônica Martinelli

E só uma alma de grande sensibilidade para o notar... :)

Beijinho