Refracções: Impermanência...

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Impermanência...

Um pouco ao jeito do post anterior, tenho pensado algo acerca do carácter temporário do próprio tempo, e da vida...

Afinal até há quem o considere uma ilusão.

Mas a verdade é que de um instante ao seguinte, mesmo que tudo surja igual aos nossos olhos, silenciosas mudanças ocorreram no que nos escapa.
Na nossa percepção, em nós, no objecto que apreendemos...

Nada permanece igual de um momento ao seguinte.

Tudo muda...


E assim escrevi estas frases, que espero sejam do vosso agrado...


"A mesma lágrima dourando ao sol sobre o precipício da cascata no momento seguinte mergulha no fragor da rebentação."


"Na vida nada é permanente. Nem o amor, nem o ódio... O mesmo amor converte-se em ódio e o ódio em amor."


Que me levou a considerar, após mais alguma reflexão que...


"Na vida a única certeza é a partida."


Porque no correr da peça, que no fundo a existência é, os risos e choros, o ardor e mortificação, a glória e a desonra, recortam-se e entrecortam-se mutuamente.

Dependendo o sentimento apenas da agitação momentânea.

Tudo sucedendo-se vertiginosamente à velocidade da vida.

E talvez do destino e das forças que o regem...

Será que existem?


Não? Sim? No fundo ninguém sabe... mas sabe-se que o passado molda o presente e o presente o futuro, mas o nosso papel na representação das eras, isso, ninguém o conhece.

Mas todos temos a nossa ideia sobre ele não é?


Por isso continuemos a imaginá-lo com os nossos próprios tons... Uns mais rosas, outros violáceos... Cada um há sua própria maneira.


Beijinhos e abraços,

Jeust

9 comentários:

Anónimo disse...

"O futuro é terra de ninguém..."

"Na vida a única certeza é a partida."

Já ouvistes falar, claro, no Sonho de Aquiles, certo?
Ele desejava ser lembrado por todos os tempos e eras!

Desde criança eu sempre qis ser o "herói" mas, nos meus pesadelos eu nunca salvava ninguém,todos morriam e no final eu ficava cara a cara com o leão!
Esse leão se tornou hoje o meu medo metafórico, ele é por fim o medo de nunca ser lembrada. Meus filhos se lembrarão de mim, meus netos...daí por diante eu nunca mais viverei serei apenas passado.

Esse é o maldito tempo: vela-se o presente, passado e futuro...o meu medo é "apenas passar".
O meu sonho é o Sonho de Aquiles!
De certa forma esse sonho é vencer o Tempo!

Beijos!

Anónimo disse...

Bem,cada um tem o que merece. :P Fizeste-me pensar e eu fiz-te pensar a ti. E como novamente me fizeste pensar, novamente posto as minhas reflexões.



"A mesma lágrima dourando ao sol sobre o precipício da cascata no momento seguinte mergulha no fragor da rebentação."

OMFG! Não tenho palavras para isto. Não sei se é por não perceber bem, se é pela beleza da ordem das palavras, se é pelo espírito que transmites mas fiquei sem palavras...


"Na vida nada é permanente. Nem o amor, nem o ódio... O mesmo amor converte-se em ódio e o ódio em amor."

Ainda ontem estava bastante concentrada nessa questão. Sempre tive uma certeza:de que tudo mas tudo acabava. Mas já viste os vícios? Ninguém os rouba! Somente a morte. E a própria morte? Será que acaba? Voltarás tu à vida? A morte é permanente. Ontem encontrei falhas na minha filosofia de vida e agora não sei o que lhes fazer. Será que me ajudas?


"Na vida a única certeza é a partida."

E a vida? Também não é uma certeza?



"E talvez do destino e das forças que o regem...será que existem?"

Isso depende da fé de cada um. Há os que acreditam mas se negam a acreditar (acho que o meu caso), os que acreditam (cristãos) e os que não acreditam (agnósticos e satanistas).Eu preciso de pensar bem sobre esta antes de te dizer alguma coisa porque só cheguei ao que escrevi em cima.



"o passado molda o presente e o presente o futuro"

Será que o passado molda mesmo o futuro? Eu já pensei que sim com bastantes certezas. Mas se o futuro é imprevisível não se sabe o que nele pode acontecer e não serão as acções e os acontecimentos que nos moldam a personalidade? E se uma acção inesperada surgir no futuro isso moldar-nos-à certo? Claro que a nossa personalidade (moldada pelo passado) é que faz como quem tenhamos diferentes reacções às situações mas será que também não depende da situação? E se assim é iremos moldar novamente a personalidade para o futuro. Resumindo: o presente e o futuro podem também moldar o futuro. Concordas? Talvez!







Aqui ficam algumas das minhas reflexões enquanto o nosso debate não chega. Beijo. (K) :)

Frankie disse...

Olha quem finalmente veio comentar o post: a "chungosa" de serviço! ;)

E, lá está, como eu sou MESMO MESMOOOOOOOO chungosa, não venho comentar os teus pensamentos.

Venho, em vez disso, deixar-te algumas palavras; palavras que não são minhas mas que traduzem o que gostaria de saber dizer-te.
Tive dúvidas sobre pô-las ou não aqui -sabes como sou orgulhosa e conheces o sorriso cínico e superior com que costumo encarar qualquer tipo de "lamechice".
Mas hoje, por ser para ti, vou abrir uma excepção:

"I’m dying to catch my breath
Oh why don’t I ever learn?
I’ve lost all my trust,
though I’ve surely tried to turn it around

Can you still see the heart of me?
All my agony fades away
when you hold me in your embrace

Don’t tear me down for all I need
Make my heart a better place
Give me something I can believe
Don’t tear me down
You’ve opened the door now, don’t let it close

I’m here on the edge again
I wish I could let it go
I know that I’m only one step away
from turning it around

Can you still see the heart of me?
All my agony fades away
when you hold me in your embrace

Don’t tear me down for all I need
Make my heart a better place
Give me something I can believe
Don’t tear it down, what’s left of me
Make my heart a better place

I tried many times but nothing was real
Make it fade away, don’t break me down
I want to believe that this is for real
Save me from my fear
Don’t tear me down

Don’t tear me down for all I need
Make my heart a better place

Don’t tear me down for all I need
Make my heart a better place
Give me something I can believe
Don’t tear it down, what’s left of me
Make my heart a better place
Make my heart a better place
"

Within Temptation - All I need

Ouve-a :)

Nanashi disse...

Há quantos anos tens este post?
E eu ainda não o comentei v_v", mas is é pequeníssimo pormonor.

Olha, em primeiro lugar, tu és mesmo filósofo, lol.

Como disse que vinha cá no blog da maninha tinha memso que vir , não gosto de faltar ás minhas "Promessas".

A vida é uma constante mudança. Já alguém tinha dito isto.

E a única certeza é incerta (olha também sei filosofar). Pois a morte é certa, mas nunca se sabe o quando nem o como.

Bem , fim de filosofansos... não resisto a muito tempo de filosofar.

Já deixei um comment, não foi grande coisa, mas enfim...

Obrigado pela tua amizade, espero que saibas, também, que se percisares podes contar comigo.

^*^Dark kisses^*^

Jeust disse...

Verônica eu estou aqui... pode não parecer, mas estou escondido entre as minhas palavras...

Por um tempinho... :p

Há coisas que me andam a preocupar e a ocupar o meu tempo... e para já tenho de lhes dedicar a minha atenção.

Mas não me esqueço de ti, nem de quem comigo partilha a sua vida, nem de mim...

Por isso descansa... :p

Beijinho doce

Jeust disse...

@verônica

O tempo passa... assim como as memórias que carregamos conosco. Vão-se perdendo algures no caminho...

O mesmo se passa conosco...

Nós vamos caminhando lentamente para o esquecimento.

Isso parece-me ser impossível de evitar...

Talvez porque mais que uma pessoa ou uma ideia, nós somos vida, a vida que vive e morre, a vida que quando morre se funde com a vida.

E o nosso ego seja apenas passageiro...

Mas desejo que, se alguma forma existe de escapar ao silêncio, tu a encontres. :)

Beijinho doce

Jeust disse...

@alexandra

Obrigada pelos elogios amiga... :)

Ainda ontem estava bastante concentrada nessa questão. Sempre tive uma certeza:de que tudo mas tudo acabava. Mas já viste os vícios? Ninguém os rouba! Somente a morte. E a própria morte? Será que acaba? Voltarás tu à vida? A morte é permanente. Ontem encontrei falhas na minha filosofia de vida e agora não sei o que lhes fazer. Será que me ajudas?

Os vícios morrem tás a ver... alguns até em vida. :p

Acerca da morte há filosofias que dizem que ela não é o fim.

Umas dizem que vamos para o paraíso, outras que reencarnamos...

Talvez a morte não seja o fim, mas apenas uma passagem ou um estado passageiro.

No entanto tenho outra questão... Será que a alma é eterna?

Com tudo o que vivemos... será que ela aguentará o peso da eternidade?

:p

E a vida? Também não é uma certeza?

A vida é uma certeza... e a partida é uma certeza da vida... :p

Isso depende da fé de cada um. Há os que acreditam mas se negam a acreditar (acho que o meu caso), os que acreditam (cristãos) e os que não acreditam (agnósticos e satanistas).Eu preciso de pensar bem sobre esta antes de te dizer alguma coisa porque só cheguei ao que escrevi em cima.

Amiga eu vou-te contar um segredo.

Eu não acredito, nem me entrego piamente, a nada.

Tenho dúvidas acerca de tudo...

Eu apenas pondero as múltiplas possibilidades.

E sigo a minha intuição e o meu desejo.

Porque no fundo não sabemos nada... Vemos apenas uma ínfima parte do quadro.

Muito pouco para certezas absolutas e inquestionáveis.

:)

Será que o passado molda mesmo o futuro? Eu já pensei que sim com bastantes certezas. Mas se o futuro é imprevisível não se sabe o que nele pode acontecer e não serão as acções e os acontecimentos que nos moldam a personalidade? E se uma acção inesperada surgir no futuro isso moldar-nos-à certo? Claro que a nossa personalidade (moldada pelo passado) é que faz como quem tenhamos diferentes reacções às situações mas será que também não depende da situação? E se assim é iremos moldar novamente a personalidade para o futuro. Resumindo: o presente e o futuro podem também moldar o futuro. Concordas? Talvez!

O futuro é imprevisível creio porque não somos capazes de conhecer a totalidade do presente.

Acho o futuro uma consequência do presente e do passado.

Possivelmente com algum novo elemento criado entre o agora e o depois à mistura.

E realmente as acções e os acontecimentos moldam-nos a personalidade.

E se uma acção inesperada surgir no futuro isso moldar-nos-à certo

eu acho que uma acção perde o carácter inesperado, desde que demos poder ao sujeito da mesma de a fazer.

Cada situação é diferente e com a ela a nossa reacção. Porque agimos não só mediante o passado, mas também mediante a nossa personalidade e o carácter único da situação.

E aprendemos com o presente e o passado... evoluímos.

O presente pode moldar o futuro... e o futuro se visto pelo prisma do presente e do passado, mas aquilo que ainda não aconteceu não nos pode moldar o nosso comportamento presente... acho eu. :p

E talvez não seja tão correcto falarmos de mudança de personalidade, e seja melhor falar de comportamento.

Porque a nossa personalidade é o que nos torna únicos e talvez seja em boa medida imutável.

Talvez seja a rocha debaixo de todos os sedimentos e camadas com os quais a existência nos cobre.

Talvez... :p

Beijinho doce amiga

Jeust disse...

@frankie

i won't... you know me... ;)

Um beijo imenso nesses lábios...

Jeust disse...

@nanashi

Obrigado pelo comentário... é sempre uma grande coisa, quando é feito com o coração e por uma amiga tão especial. :)

Eu conto sempre contigo...

E não te sintas obrigada comentar a tempo e horas ou sequer a vir...

Faz o que te apetecer. :)

A vida é uma constante mudança. Já alguém tinha dito isto.

E a única certeza é incerta (olha também sei filosofar). Pois a morte é certa, mas nunca se sabe o quando nem o como.


Verdade... mas talvez a morte não seja permanente, seja também ela uma mudança :)

Pink kisses :p